quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Parada Pedagógica


E.M.I SÃO JUDAS

Gestores:
Diretora: Elaine Cristina do Nascimento
Coordenadora Pedagógica: Patrícia de Almeida Sousa

Parada Pedagógica de 14 de Maio de 2012.




“Estratégia é a arte ou ciência de saber identificar e empregar meios
disponíveis para atingir determinados fins, apesar de a eles se oporem
obstáculos e/ou antagonismos conhecidos." (Sun Tzu)

OBJETIVO:

ü      Refletir sobre a importância de resgatarmos valores com a parceria entre pais e educadores, para resgatarmos valores boas maneiras.
ü      Retomar as ações estabelecidas no inicio do ano e avaliar.
ü      Retomar e avaliar os projetos didáticos e institucionais, e a proposta do passeio.
ü      Analisar o planejamento e seus respectivos encaminhamentos.
ü      Retomar a importância do semanário a organização do mesmo dentro das modalidades organizativas da rotina.


CONTEÚDO:
·       Vídeo Daniel Godri: Cachorro e o Gato
·        Projetos.
·        Semanário.
·        Planejamento, avaliação diagnóstica.


PROCEDIMENTO:


·       Agradecimento e Oração
·       Apresentação do vídeo, reflexão, discussão.
·       Conversar com o grupo sobre algumas ações estabelecidas no início do                    ano e avaliar. 
·       Rever os projetos analisando e avaliando.
·       Discutir sobre as habilidades e expectativas no planejamento, retomando e avaliando.
·        Retomar com o grupo de professores o registro e organização do semanário.



E.M.I SÃO JUDAS

Gestores:
Diretora: Elaine Cristina do Nascimento
Coordenadora Pedagógica: Patrícia de Almeida Sousa

Parada Pedagógica de 06 de Julho de 2012.


“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.” Paulo Freire

OBJETIVO:

ü      Refletir sobre a importância de resgatarmos valores com a parceria entre pais e educadores, para resgatarmos valores boas maneiras.
ü      Retomar as ações estabelecidas no inicio do ano e avaliar.
ü      Retomar e avaliar os projetos didáticos e institucionais, e a proposta do passeio.
ü      Analisar o planejamento e seus respectivos encaminhamentos.
ü      Retomar a importância do semanário a organização do mesmo dentro das modalidades organizativas da rotina.

CONTEÚDO:

·       Livro: Içami Tiba (Homem Cobra Mulher Polvo)
·       Orientação da Seduc.
·        Projetos.
·        Semanário.
·        Diário de Classe.
·        Planejamento, avaliação diagnóstica.

PROCEDIMENTO:

·       Agradecimento e Oração
·       Leitura de algumas passagens do livro, reflexão, discussão.
·       Rever os projetos analisando e avaliando.
·       Discutir sobre as habilidades e expectativas no planejamento, retomando e avaliando.
·        Retomar com o grupo de professores o registro e organização do semanário e do diário de Classe.

E.M.I SÃO JUDAS

Gestores:
Diretora: Elaine Cristina do Nascimento
Coordenadora Pedagógica: Patrícia de Almeida Sousa


Parada Pedagógica de 28 de Setembro de 2012.


“Reuni-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é sucesso.”
Autor: (Henry Ford)

OBJETIVO:

ü      Realizar ações que fortaleçam a equipe escolar;
ü      Retomar o papel dos profissionais de Educação;
ü      Potencializar as reflexões sobre os instrumentos de avaliação Portfólio e registro;
ü      Discutir sobre as habilidades e expectativas no planejamento, expor algumas ações para o 4º Bimestre, de acordo com resultado do ultimo conselho de classe.
ü      Retomar e discutir metas para o encerramento do ano letivo.
ü      Retomar os projetos: Educacional, Institucional e Didático para elaboração e organização da Mostra Cultural.
ü      Possibilitar que os professores vivenciem um momento de formação.

CONTEÚDO:

·       Dinâmica: Qualidade
·       Formação: Trilhas
·        Projetos.
·        Planejamento, Portfólio.
·        Estilos de Comunicação – Qual seu estilo?
·        Vídeo espírito de equipe.

PROCEDIMENTO:

·       Agradecimento e Oração
·       Os professores deverão formar um circulo um professor deverá jogar o barbante a um colega e este deverá citar uma qualidade do mesmo.
·       Um momento de formação com a profª Lílian do projeto GAP, sobre o uso do material que recebemos da FNDE ProjetoTrilhas.
·       Coffe Break
·       Definição do fechamento dos projetos e Mostra Cultural, assim como estabelecermos as metas para o final do ano.
·       Discutir sobre as habilidades e expectativas no planejamento, expor algumas ações para o 4º Bimestre.
·       Será entregue um questionário estilos de Comunicação – Qual seu estilo?
·       Encerramento apresentação vídeo espírito de equipe.


Um comentário: