quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Pauta de HTPC - Semanário

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA    
SEMUECT – Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia
E.M.I SÃO JUDAS
Gestores:
Diretora: Elaine Cristina do Nascimento
Coordenadora Pedagógica: Patrícia de Almeida Sousa


Pauta:  H. T.P C 



Rotina aqui não é expressão de rotineiro, que se arrasta tediosamente. Rotina, aqui é entendida como a cadência  seqüenciada de atividades diferenciadas que se desenvolve num rítmo próprio, em cada grupo. A rotina estrutura o tempo, o espaço e as atividades. Rotina é alicerce básico para que o grupo construa seus vínculos, estruture seus compromissos, cumpra suas tarefas, assuma suas responsabilidades.”
Madalena Freire


OBJETIVO:

1        Organizar o caderno de registro do semanário de forma clara, tornando prático e útil dentro do processo de trabalho.
2        Apropriar-se do caderno de registro como um documento importante que de visibilidade ao trabalho do educador.


CONTEUDO:

1        Texto: Carta de um caloteiro
2        Caderno de registro do semanário.
3        Texto: Para Melhor organizar o trabalho Pedagógico/ Modalidade Organizativa.



PROCEDIMENTO:

1       Leitura compartilhada (descontrair)
2       Estudo do texto: Para Melhor Organizar o Trabalho e Modalidade.
3       Organização e sistematização do caderno de registro semanário.

        Tarefa:

Planejar uma seqüência de histórias para trabalhar na próxima semana, que disperte na criança curiosidade prazer e gosto pela leitura.

SUGESTÃO CULTURAL; Livro: Só mais uma história Autor: Dugald Steer  Brinque - Book.
Observação: o livro estará na secretaria a disposição para emprestimo.


Lembrete: Entrega do semanário toda segunda - feira


ROTINA – PARA MELHOR ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO


A rotina é um instrumento para concretizar as intenções educativas. Ela se revela na forma pela qual são organizados os espaços, os materiais, as propostas e as intervenções do professor.
O que uma rotina produtiva precisa contemplar:
1        Garantir a flexibilidade
2        Considerar as dificuldades de aprendizagem
§             Apresentar diferentes desafios
§ Proporcionar interações produtivas
§ Organizar intervenções pedagógicas
§ Atender as modalidades organizativas
3        Adequar as propostas didáticas às possibilidades reais de aprendizagem dos alunos
4        Informar aos alunos o objetivo da atividade
5        Preparar os alunos antes de qualquer mudança na rotina
6        Incentivar os alunos a dar o melhor de si
7        Criar um ambiente favorável de aprendizagem


PLANEJAMENTO ANUAL

Áreas do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Movimento, Música, Artes Visuais, Natureza e Sociedade.(Informações detalhadas de cada área vide RC( referencial curricular), contido nesse CD.

Em cada área deve conter:
1        Objetivos,
2        Conteúdos Conceituais (conceitos – o que? - saber),
3        Conteúdos Procedimentais (estratégias –como? - saber fazer),
4        Conteúdos Atitudinais (valores, normas e atitudes – ser) 
5        Avaliação.



MODALIDADES ORGANIZATIVAS


Além da seleção das habilidades e dos conteúdos a serem trabalhados de acordo com as áreas do conhecimento, há ainda outra importante decisão pedagógica a ser tomada: a escolha das modalidades organizativas mais adequadas.

Atividades permanentes
São situações didáticas propostas regularmente, se repetem de forma sistemática e previsível, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos. A marca principal dessas situações é a regularidade, que propicia um contato intenso com determinado tipo de atividade, poderão acontecer todos os dias ou em alguns dias específicos (ex: roda de empréstimo de livro toda 6ª feira, coleção uma vez por semana)
Ex: chamada, calendário, higiene, alimentação, rodas de leitura...


Atividades seqüenciais
São situações didáticas articuladas, que possuem uma seqüência de realização, cujo principal critério é o nível de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, mas não fornecem um produto final predeterminado.
Ex: histórias (do mesmo autor, de lobo, bruxa), músicas, jogos e brincadeiras, gêneros textuais, nome próprio...

Atividades independentes ou ocasionais
Trabalha-se algum conteúdo significativo, mesmo sem relação direta com o que se está sendo desenvolvido. Assuntos que surgem e não foram planejados anteriormente, mas fazem sentido num dado momento.
Ex: campanhas, algo que a criança traz, notícias, novidades que acontecem ou que estão em alta na mídia...

Projetos
São situações didáticas que se articulam em função de um objetivo e de um produto final. Contextualizam as atividades de linguagem oral e escrita. Tem uma finalidade compartilhada e um compromisso por todos os envolvidos que se expressa em um produto final. O tempo de duração pode ser variável, alguns pode envolver toda a escola e outros que serão destinados à um segmento. Geralmente os projetos envolvem as diversas áreas do conhecimento.
Ex: Leitura - gêneros textuais (contos, lendas, poesias, músicas, parlendas...), natureza e sociedade (animais, plantas, alimentos, civilizações, família, folclore)...



















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