terça-feira, 30 de outubro de 2012

Festival de Inverno

                    

FESTIVAL DE INVERNO





 

                  



                  



                  


Semana das crianças


Semana das crianças


Com muita criatividade, alegria, interação entre alunos e equipe escolar.



                                 




 








Construção de brinquedos com sucata

Jogos e brinquedos confeccionados com sucatas.




Exposição dos trabalhos confeccionados pelo grupo docente.



Passeio ao Teatro


Peça: Brinquedos em ação




De acordo com o Projeto Contos de Fadas, as crianças puderam vivenciar um momento mágico e lúdico.

Passeio ao Parque das Hortênsias

Estudo do meio, de acordo com o projeto Meio Ambiente.

 



Formação - Fases do Desenho Infantil


Fases do Desenho

 

Palestrante: Maria Cristina Lara Lourenço

 



Aprofundar conhecimentos sobre as fases do desenho infantil.

Formação para os educadores na U.E


Histórias com repetição (Trilhas )

Palestrante: Lilian Barrelos





Um momento de formação sobre o uso do material que recebemos da FNDE Projeto Trilhas.

PORTFÓLIO DO COORDENADOR

EMI São Judas Tadeu

PORTFÓLIO


Coordenadora: Patrícia de Almeida Sousa.
Formação acadêmica: Magistério, Graduada em Pedagogia, Pós graduada em Psicopedagogia Institucional , Docência do Ensino Superior e cursando Arte na Educação.
“ Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma arvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.”

Jean Piaget



Ano 2012

Justificativa
PORTFÓLIO não é um deposito de trabalhos “organizados”  e sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo do Trabalho desenvolvido, auxiliando e dialogando, sempre respeitando a singularidade de cada indivíduo. Assume-se então uma estratégia conjunta de reflexão, ação e avaliação.
É uma técnica inovadora, de avaliar o meu trabalho e dos educadores através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de Trabalho.

1-Reflexão individualizada, acerca do grau de participação envolvimento e comprometimento nos projetos, Plano Gestor, Planejamento etc..

2-Participação nos HTPCs, 1/3, Conselho de Classe, Parada Pedagógica

3-Assiduidade, Criatividade, Pontualidade.
Assim, o portfólio obtendo esses registros irá mostrar o trabalho do coordenador claramente no decorrer deste ano.

CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO:

1-Registrar idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação. Refletir, de forma sistemática todo o trabalho desenvolvido e registrar o retorno que o Professor vem mostrando através de vários instrumentos.


Objetivos
·        O Portfólio tem como objetivo analisar e avaliar o processo de desenvolvimento do trabalho do Coordenador.
·        Refletir, avaliar, acompanhar e verificar gradativamente o desenvolvimento do trabalho do professor com seu grupo de aluno através de imagens, relatórios e atividades.
Procedimento Avaliativo
Reflexões e discussões coletivas.
·        Imagens
·         Relatórios

Receita dos profissionais de sucesso


PERFIL DOS PROFISSINAIS DA EDUCAÇÃO EMI SÃO JUDAS TADEU.


RECEITA: EQUIPE DE SUCESSO:

04 professoras com nível superior e Pós Graduação.
01 ADI com nível superior
01 ADI com ensino médio e muita criatividade.
300gr. de compromisso
250gr .de responsabilidade
200gr de criatividade e dinamismo
150gr de amor pelo que faz

Após misturar todos os ingredientes na forma da paciência, acrescentar umas gotas de          solidariedade, amizade felicidade e cumplicidade.
Leve ao forno da união.
O tempo vai ajudar.
Para finalizar coloque a cobertura do sucesso: coragem, determinação, flexibilidade e respeito.
Podemos definir este grupo nos saberes do Mestre Paulo Freire
“Ensinar exige tomada de decisões”
Temos um grupo formado por profissionais democrática, coerente, competente, que demonstram seu prazer pelo que fazem, a esperança que seu trabalho contribua  na construção de um pais mais justo, que reconheça sua capacidade e luta, seu respeito às diferenças, saber cada vez mais o valor que tem para a modificação da realidade, seus sonhos consistente em se fazer presente no mundo,   sua experiência na escola é apenas um momento, mas um momento importante que precisa de ser autenticamente vivido com intensidade, amor e dignidade .

Equipe EMI São Judas Tadeu.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Brinquedos de Sucata


Construindo brinquedos com sucata



Oficina de jogos e brincadeiras Pedagógicas




PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA
 Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Oficina: Um novo olhar para a construção de jogos e brincadeiras Pedagógicas. 26/06/2012

“Se na verdade não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível muda-lo sem certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. (Paulo Freire)

OBJETIVO:

ü      Conscientizar o educador dos conceitos de Redução, Reutilização e Reciclagem.
ü      Reaproveitar a sucata matéria-prima com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos.

  CONTEUDO:

v      Texto: Os que fazem à diferença.
v      Construção de Brinquedos e Brincadeiras com Sucata.
v      Vídeo: Herdeiros do Futuro.

PROCEDIMENTO:

Ø      Acolhimento: Coffee Break
Ø      Apresentação da Pauta.
Ø      Leitura e discussão do texto.
Ø      Compartilhar os objetivos do trabalho com materiais recicláveis.
Ø      Apreciação de modelos de jogos e brincadeiras.
Ø      Confecção dos jogos e brinquedos pedagógicos
Ø      Encerramento vídeo.

REDE DE IDÉIAS:

·   Troca de saberes.
·   Entrega do Jornal / Folder
·   Exposição dos trabalhos confeccionados pelos grupos.

SUGESTÕES:

*      www.google.com.br
*      Revista: Professor Sassá você vai encontrar uma lista de atividades; dicas para debater temas importantes em sala de aula como: saúde e bem-estar, empreendedorismo e o Planeta Terra.
Informações: (11) 2228-60-23/ www.professorsassa.com.br.


 OS QUE FAZEM À DIFERENÇA!

Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou.”Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas,infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.
Pense nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.
Pense nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.
(autoria desconhecida)

Materiais para oficina de sucata


PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA    
 Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia


E.M.I SÃO JUDAS

Gestores:
Diretora: Elaine Cristina do Nascimento
Coordenadora Pedagógica: Patrícia de Almeida Sousa

Data: 13/07/2012

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”



Boas tarde Professoras,
Esperamos que estejam se divertindo muito.
Por gentileza trazer os seguintes materiais para o dia 23/07 (Planejamento).

·       Garrafa pet 200 ml (vazia);
·       Tampinhas de garrafa Pet;
·       Caixa de sapato;
·       Livros velhos com figuras ou cartilhas;
·       Jornal;
·       Pedaço de papelão 20 por 30;


Desde já agradecemos a todas.
Beijos e um ótimo final de semana.

Proposta Pedagógica


PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA    

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

E.M.I São Judas

Coordenadora: Patrícia de Almeida Sousa.
 “Toda ação humana que não sofre avaliação não tem sentido de existir.”Eddie

JUSTIFICATIVA

Enquanto Coordenadora Pedagógica procuro desenvolver um trabalho cooperativo e participativo entre professores, alunos, direção e funcionários, visando à melhoria na qualidade de ensino na educação infantil.
Priorizo a importância da participação e parceria com os pais, através                                   de um relacionamento de confiança e segurança para garantir um ensino de qualidade, tornando-o motivador e ao alcance do nosso ideal como: o desenvolvimento da identidade e da autonomia que estão intimamente relacionados com os processos da socialização do educando.
Minha proposta é junto com o educador despertar na criança a capacidade de confiança e segurança em si mesma para sua formação pessoal e social.
 “A espantosa realidade das coisas é a minha descoberta de todos os dias”.

CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Acredito toda educação deve ter como parâmetros a legislação nacional a qual esta pautada na Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Referencial Curricular para a Educação Infantil.
Penso que aprendizagem deva ter como base a concepção construtivista na qual partimos dos conhecimentos prévios dos alunos articulando aos saberes escolar.
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias, favorecendo o desenvolvimento de capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, emocional, estética, de relação interpessoal e inserção social.
            Se faz necessário um ensino que alinha “diálogo – ação – compreensão – participação baseada em relação direta da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torna - lá democrática. (RCN, 1998)
            O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.  Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro.
Segundo Jean Piaget a aprendizagem não é em si mesma desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não naturais, mas formadas historicamente.
O papel do professor neste se processo acontece sob orientação de um   agente mediador do processo de Ensino Aprendizagem, propondo desafios às crianças orientando-as a resolvê-los.
           Assim por meio de intervenções, o professor pode contribuir para o fortalecimento de funções que ainda não estão consolidadas, e para o desenvolvimento de outras.
            Esta concepção rompe com a idéia de que o aluno deve descobrir sozinho as respostas, e principalmente que a aprendizagem é uma atividade individual e independente do grupo cultural.         
        
OBJETIVO

Promover maior desempenho entre os profissionais que atuam junto à criança como Direção, professores e demais funcionários, auxiliando desta forma, na atuação de cada um no processo educacional.
A Unidade Escolar deve transmitir a seus alunos acolhimento, segurança e confiança, garantindo aos mesmos oportunidades para que sejam capazes de enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças, adultos e exigindo reciprocidade, valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências.
A inclusão é um movimento que fomenta uma nova lógica na construção de uma sociedade justa por todos os cidadãos.
Assim, o Coordenador Pedagógico deve estar consciente de que nas unidades escolares municipais, a educação inclusiva é um princípio a ser respeitado e observado por todos os educadores, conhecendo, lembrando, considerando e atendendo às reais necessidades dessa clientela.
O percurso individual da criança deve ser significativo, enriquecido pela ação educativa dentro desta proposta.
            A criatividade nos traz possibilidade de solução para cada desafio do novo.
A proposta da educação infantil deve se organizar de forma que as crianças desenvolvam suas capacidades; brincar, expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
A orientação pedagógica visa integração e acompanhamento nos processos de avaliação, com finalidade de buscar um padrão de qualidade para esta Unidade Escolar; assim como participar da elaboração e conclusão dos projetos que resgatem valores, trazendo parcerias entre comunidade e escola.




METAS PREVISTAS:

ü      Apresentar a proposta Pedagógica e discutir com a equipe docente.
ü      Desenvolver um plano de trabalho.
ü      Elaborar um cronograma para executar esta proposta.
ü      Formação, reflexão sobre a pratica em sala de aula e trocas com educadores em momentos de estudos em HTC.


AÇÕES A DESENCADEAR

·  Coordenar as reuniões pedagógicas;
·  Garantir a integração dos diferentes segmentos da Unidade Escolar;
·  Catalogar e disponibilizar recursos didáticos (livros, TV, DVD...) e estimular seu uso;
·  Organizar e garantir o uso dos espaços;
·  Receber, analisar, acompanhar os planos de curso;
·  Tomar providências quanto a alunos faltosos;
·  Registrar as ocorrências do dia a dia, estando sempre documentado;
·  Orientar e subsidiar os registros referentes à vida escolar diários, semanários, etc.;
·  Orientar e acompanhar o desenvolvimento de projetos pedagógicos;
·  Organizar e coordenar Htcs.
·  Garantir a comunicação, informação e combinados de reuniões e Htcs;
·  Acompanhamento e encaminhamento de alunos com problemas de aprendizagem, fonoaudióloga, de visão e outros, e fazer os encaminhamentos para os especialistas;
·  Traçar planos de avaliação para crianças com dificuldade de aprendizagem,
·  Executar trabalho de acompanhamento pedagógico junto às classes, orientação dos pais e de alunos;
·  Propor soluções para as dificuldades pedagógicas que o professor encontra em sala de aula;
·  Elaborar e acompanhar a execução do Plano de Gestão;
·  Auxiliar as reuniões de pais;
·  Articulam juntamente com o diretor, Planejamento e conselho Pedagógico;
·  Organizar as atividades do planejamento escolar, assim como supervisionar o processo educacional da escola;
·  Dar suporte e atendimento individualizado aos professores,
·  Planejar excursões culturais e atividades extra-classe.
·  Promover a realização de eventos que valorizem e estimulem o desenvolvimento do educando com a participação coletiva (diretores, professores, funcionários, alunos e pais).
·  Elaborar a programação das atividades e articulá-las com a programação de palestras de profissionais da Educação.
·  Assessorar a Direção na articulação das ações pedagógicas e na relação escola-comunidade.


AVALIAÇÃO:

Avaliar as praticas planejadas, auxiliando e apoiando o educador.
Acompanhar com o educador através dos registros do portfólio as expectativas e habilidades dos alunos.
Acompanhamento pelo registro do Portfólio de Coordenador Pedagógico.
Caderno de registro dos HTCs.
Registros de observação das ações dos professores e alunos no dia-a-dia.
Verificar semanários e Diários de classe.


BIBLIOGRAFIA:

Brasil, Mec/SEF. Referencial Curricular para a Educação Infantil, Brasília, 1998.
Estatuto da criança e do Adolescente. Lei nº 8.069/90, de julho de 1990. São Paulo: CBIA – SP, 1991.
Piaget. J. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos. 1979.
Oliveira, Marta Kohl. Vygostsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo   sócio-histórico (2ª. Ed).São Paulo: Scipione, 1995.